Título: Dengue pode afetar turistas e atletas no Pan
Autor: Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 23/02/2007, Rio, p. 17

Nos primeiros 45 dias do ano, cidade já registra mais casos que em 2005; região dos jogos é uma das mais afetadas

Maria Elisa Alves

O atraso nas obras não é o único problema que pode prejudicar os Jogos Pan-Americanos. A menos de cinco meses das competições, o município do Rio já registrou este ano 986 casos de Dengue. Apesar do número ser inferior ao contabilizado nos dois primeiros meses do ano passado, quando houve um surto da doença em Jacarepaguá e na Barra da Tijuca, especialistas dizem que a quantidade de notificações é alarmante. Em apenas 45 dias de 2007 (de janeiro até 15 de fevereiro), já há mais vítimas do mosquito Aedes aegypti do que em todo o ano de 2005, com 983 ocorrências.

- Não é provável que tenha uma epidemia na cidade porque muita gente já teve Dengue e está imunizada. Mas, se a situação continuar assim, quem corre risco são os turistas e atletas, que estão suscetíveis ao mosquito - diz o epidemiologista Roberto Medronho, da UFRJ.

Segundo o especialista, os casos de Dengue registrados no Rio são todos em decorrência do vírus 3, que não circula nas américas Latina ou do Norte, à exceção da Venezuela e do Caribe. Isto significa que quase todos os turistas podem ser infectados pelo mosquito.

- Turistas americanos, argentinos, canadenses, uruguaios, fora os atletas, podem ter Dengue se o plano de combate à doença não sair do papel - diz Medronho.

Atualmente, o índice médio de infestação do mosquito na cidade é de 6,3%, muito acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza índice máximo de 1%.

- O índice é altíssimo, vamos denunciar ao Ministério Público que há risco para o Pan - diz Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos.

Para o prefeito Cesar Maia, não há motivo para preocupação. Ele diz que, em toda a cidade, houve uma queda significativa no número de casos, em relação a 2006.

- Quanto ao Pan, lembro que é no mês de julho, quando a incidência (da Dengue) é naturalmente muito menor.

Paciência tem surto da doença e já teve uma morte

Uma das áreas mais afetadas pela doença, de janeiro até o último dia 15, é justamente Jacarepaguá, onde ficará a Vila do Pan. A área teve 102 notificações da doença, só ficando abaixo da área de Santa Cruz, que teve 298, a maioria (236) em Paciência. No local, uma moradora morreu de Dengue no mês passado. Uma moradora de Inhaúma está internada com suspeita de Dengue hemorrágica.

- Houve um surto num conjunto residencial em Paciência, mas já fizemos bloqueios, visitamos seis mil residências, e a situação está melhorando - garante a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Meri Baran.

Para ela, a situação de Jacarepaguá é preocupante, assim como o atraso na chegada dos 1.050 agentes, que seriam emprestados por municípios vizinhos para a campanha Pan Sem Dengue, planejada pelo Ministério da Saúde para reduzir os focos no Rio e evitar casos durante os jogos. Até agora, segundo Meri, apenas 369 agentes foram cedidos.

Superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Victor Berbara diz que o governo ainda está negociando com os municípios a cessão dos agentes.

- Alguns alegam que têm Dengue na região e que precisam dos agentes; outros nem mandaram. Mas estamos negociando. Já chegaram quase 400, um bom reforço. No momento, isso não está prejudicando. Mas em março, abril, quando faremos um levantamento do índice (de infestação de Aedes), sim.