Título: Comando da polícia é que procurou vítimas para confirmar o assalto
Autor: Oliveira, Germano e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 24/02/2007, O País, p. 4

Serra soube do crime por pessoas ligadas a Mantega e mandou apurar

Germano Oliveira e Flávio Freire

SÃO PAULO. Segundo fontes da polícia paulista, o governador de São Paulo, José Serra, soube, através de pessoas ligadas a Guido Mantega, que o ministro da Fazenda havia sido assaltado durante o carnaval em Ibiúna (SP). Serra acionou o secretário de Segurança do estado, Ronaldo Marzagão, para que apurasse. O ministro e o empresário dono da casa invadida pelos bandidos não registraram queixa.

Marzagão telefonou, então, para o próprio Mantega, na Quarta-Feira de Cinzas, e o ministro confirmou ter ficado refém de bandidos por cerca de três horas. Com a confirmação do ministro, Marzagão determinou que o delegado de polícia de Ibiúna fizesse o boletim de ocorrência. É raro na crônica policial um caso em que as próprias autoridades é que determinam a lavratura do boletim de ocorrência, sem que as vítimas tenham pedido.

Governador não quis comentar e negou iniciativa

Com a ordem do secretário de Segurança, o delegado enviou um investigador ao Sítio Santa Bárbara, do empresário Victor Sandri, onde ocorreu o assalto. O investigador colheu as informações do assalto e registrou o BO na última quarta-feira, às 23h30m, cerca de 24 horas após o crime.

Confirmado o caso, o empresário Victor Sandri foi intimado a depor ontem, na delegacia de Ibiúna. Também compareceram para depor ontem dois caseiros, um jardineiro e a cozinheira da casa do empresário, que foram rendidos pelos três assaltantes, na noite de terça-feira.

- Foi a primeira vez que vimos a polícia registrando o boletim de ocorrência - comentou uma fonte da Secretaria de Segurança.

Procurado, por meio de sua assessoria de imprensa, o governador José Serra não comentou o assunto, negando que tenha partido dele a iniciativa de mandar investigar o caso.

Ibiúna tem 29 homicídios por cada cem mil habitantes

Antes conhecida por ter entre os seus moradores de fim de semana o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a cidade de Ibiúna tem ganhado espaço no noticiário policial. Foi lá que, em agosto de 2000, o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves matou com dois tiros a ex-namorada Sandra Gomide. O crime chocou a cidade de cerca de 73 mil habitantes.

No mês passado, o empresário Márcio Sérgio Menezes Garcia, de 56 anos, dono de uma empresa de material escolar, foi seqüestrado e mantido em cativeiro no município. Ele foi levado por um bando de 12 homens quando chegava com a mulher em sua casa, na cidade de São Roque, também no interior do estado. Alguns dos maiores empresários paulistas têm casas em condomínios no município.

Ibiúna tem chamado a atenção das autoridades em razão de seus altos índices de violência. O município registrou 29 homicídios em 2005, mais de três vezes o número de mortes de São Roque, cidade vizinha do mesmo porte, que teve oito. O índice de homicídios em Ibiúna chega a 28,95 para cada cem mil habitantes e coloca a cidade entre as mais violentas do estado. O índice de Sorocaba, em 2005, foi de 18,02 por cem mil habitantes, e o de Campinas, 21,74. A média estadual foi de 18,21 e a do interior, de 12,98, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.