Título: Nova imagem na televisão
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 24/02/2007, Economia, p. 21

Chegada da TV digital faz fabricantes migrarem do plasma para a tela de cristal líquido

Depois de liderarem as vendas no segmento de televisores flat (tela fina), os modelos de plasma perdem o reinado este ano para outra Novata tecnológica: a TV de cristal líquido (ou LCD, na sigla em inglês). Por trás da disputa, estão a guerra dos preços e a implantação da TV digital, que começa no fim deste ano em São Paulo.

Empresas como Sony e Samsung já aposentaram os modelos de plasma, que desembarcaram no país há cinco anos. Ao mesmo tempo, Gradiente, Philips e LG direcionam a maioria de seus investimentos para os aparelhos de cristal líquido. Nas fábricas, funcionários já estão sendo contratados para atender à demanda e criam-se turnos extras para a produção de LCD.

Segundo Paulo Ferraz, vice-presidente da Philips na América Latina, o LCD vai ganhar forte impulso com a TV digital, que permite a exibição de 1.080 linhas de cores:

- Isso já começa a ser bem percebido pelo consumidor, principalmente porque 90% das TVs de plasma vendidas no Brasil não são de alta definição, o que não ocorre com as de LCD. O início da transmissão digital vai acentuar ainda mais a diferença de qualidade de imagem, valorizando o LCD.

Telas finas já são 10% das vendas

No ano passado, segundo a Eletros, associação do setor, cerca de 350 mil aparelhos flat foram vendidos no país. Do total, 51% foram de plasma, e o restante, de LCD. Para 2007, o mercado de telas finas vai crescer 108%, chegando a 730 mil unidades comercializadas. Os fabricantes estimam que 70% das vendas do segmento serão de modelos de cristal líquido, e os 30% restantes, de plasma.

Em 2006 - ano de Copa do Mundo, em que geralmente a venda de televisores bate recorde - o segmento de telas finas respondeu por 1% das 10,850 milhões de unidades vendidas no mercado total. Em volume de vendas, porém, o segmento já responde por quase 10%, em virtude do preço mais elevado desses aparelhos. Segundo Paulo Saab, presidente da Eletros, os produtos flat tornaram-se o sonho de consumo dos brasileiros:

- A forte queda dos preços desses televisores aumentou o interesse que cerca esses produtos e está contribuindo para incrementar gradualmente suas vendas - disse Saab.

O estudante Daniel Brasil escolhia um modelo de tela fina em uma loja no shopping Rio Sul:

- Estou vendo qual o melhor aparelho. Acho que o de LCD está com preço mais atraente.

Segundo Roberto Barboza da Silva, gerente de produto da LG, o flat vai impulsionar os negócios em 2007. A coreana lança este ano modelos de cristal líquido de 47 e 50 polegadas. Hoje, a empresa comercializa cinco modelos de LCD e três de plasma.

- No mercado internacional, o LCD já vende seis vezes mais que os modelos de plasma, porque os preços começam a ficar mais em conta. Aparelhos de cristal líquido vão cair mais este ano e vão se igualar aos preços da TV de plasma no segundo semestre - explicou Silva.

Os televisores de plasma (de 42 a 63 polegadas) e os de cristal líquido (em versões menores, até 46 polegadas) já começam a ter preços semelhantes. Segundo os fabricantes, o modelo de plasma de 42 polegadas sai a R$5 mil. O de LCD de 37 polegadas, a R$ 6 mil. A partir deste ano, segundo os fabricantes, apenas os modelos de cristal líquido devem ter forte queda nos preços, uma vez que a margem nas receitas com os modelos de plasma já está apertada.

Segundo William Lima, gerente de televisores da Sony, que produz a linha Bravia, os preços do LCD vão ter quedas superiores a 15% este ano.

- A concorrência será fundamental. Entre os modelos de plasma, a queda nos preços tende a perder força porque já foi muito grande. Nós já abandonamos os modelos de plasma - disse Lima.

Anderson Kanno, gerente de planejamento da Gradiente, endossa os argumentos de Lima. Segundo Kanno, o número de opções de LCD só cresce. Já começam a ser fabricados modelos de LCD maiores que 40 polegadas:

- Os modelos de plasma de 42 polegadas caíram de R$ 40 mil para R$5 mil desde 2002. Os de LCD de 20 polegadas passaram de R$3,5 mil para R$ 2 mil no período. As vendas de cristal líquido vão ultrapassar as de plasma este ano. O LCD, que era vendido em tamanhos menores, já começa a ganhar modelos maiores.

A Gradiente, dona da marca Philco, tem oito modelos de LCD e três de plasma. Na Samsung, a venda de modelos de LCD já ultrapassou a de plasma. A empresa tem quatro modelos de LCD (de 26 a 46 polegadas) e três modelos de plasma (de 42 a 63).

- Os televisores de cristal líquido, por serem menores, acabam sendo mais acessíveis para grande parte da população. A produção de LCD aumenta a cada mês - disse Carlos Werner, gerente de marketing de produto de áudio e vídeo da Samsung.