Título: Só este ano, 16 mulheres enviadas para o exterior
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 25/02/2007, O País, p. 14

Escritório de Tráfico de Seres Humanos do Ceará diz que Rio, São Paulo e Fortaleza são principais saídas.

FORTALEZA. O escritório de Tráfico de Seres Humanos (TSH) do Ceará, vinculado ao Ministério da Justiça e único no Brasil, calcula que Só nos dois primeiros meses deste ano 16 mulheres cearenses tenham sido levadas ao exterior para exploração sexual comercial. Depois de São Paulo e Rio, Fortaleza á uma das principais portas de saída de garotas agenciadas por quadrilhas internacionais para se prostituírem em países europeus, principalmente Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

O TSH investiga pelo menos três sites por meio dos quais garotas de programa estariam sendo selecionadas para viagens ao exterior. Pelo menos um deles, mantido por um estrangeiro que provavelmente usa nome falso, hospeda fotos de mulheres de vários países conhecidos como pólos de prostituição. Do Brasil, há fotografias de garotas do Rio e de Fortaleza. Escrito em alemão pelo suposto criador do site, o texto diz que ele veio ao Brasil sem falar português ou espanhol e que trouxe apenas um dicionário e um pouco de Viagra. "Vou voltar", conclui o depoimento.

Mas o responsável pelo site, criado em 2003, é um homem residente no Caribe, e não o alemão do depoimento. Na semana passada, a polícia descobriu que pelo menos quatro dessas garotas, de 22, 23, 24 e 26 anos, já estão no exterior. Elas já trabalhavam como garotas de programa e tinham passagens pelas delegacias da criança e do adolescente ou do turismo, por envolvimento com o turismo sexual. Através das fichas delas e do rastreamento de ligações feitas dos hotéis identificados pelas fotos, chegou-se às suas famílias. Duas já não fazem contato há alguns meses.