Título: Disputa no PMDB afasta mais Cabral e Garotinho
Autor: Amora, Dimmi e Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 27/02/2007, O País, p. 9

Governador apóia Jobim, que não pôde falar no diretório e foi para um hotel porque ex-governador está com Temer

Dimmi Amora e Chico Otavio

A Disputa pela presidência nacional do PMDB ampliou a discórdia entre o governador Sérgio Cabral e o presidente regional do partido, Anthony Garotinho. Ontem, em encontro no diretório regional do PMDB, com as presenças do candidato Michel Temer e de Garotinho, Cabral reclamou publicamente por não ter conseguido o auditório do partido para uma reunião de apoio ao ex-ministro Nelson Jobim, seu candidato ao cargo.

Garotinho, que apóia a reeleição de Temer, alegou que o auditório já estava cedido para a cerimônia de entrega de diplomas aos presidentes de zonais do PMDB. Após a saída de Cabral, que se retirou sem cumprimentar Garotinho, o ex-governador atacou o governador pelo fim dos programas Cheque Cidadão e Jovens pela paz.

Cabral e Garotinho se encontraram duas vezes ontem - de manhã, na sede do PMDB, em ato com Temer, e à tarde, em hotel do Centro, na reunião com Jobim. Garotinho disse que 66 dos 77 delegados do PMDB-RJ à convenção que escolherá o novo presidente do partido, no dia 11, votarão em Temer.

Outro foco de divergências entre os dois é a indicação do médico José Gomes Temporão, apoiada por Cabral, para ministro da Saúde. O grupo de Garotinho discorda do nome.

De manhã, Cabral elogiou Temer, lembrando ter sido recebido por ele quando voltou ao partido, em 1989. E lamentou que não tivesse conseguido o mesmo auditório para fazer o encontro com Jobim. Garotinho pediu a palavra e alegou que tentara adiar o evento com os presidentes das zonais, mas não foi possível pelo pouco prazo.

Indagado sobre o governo de Sérgio Cabral, Garotinho atacou o sucessor de sua mulher, Rosinha Garotinho:

- Ele não poderia ter acabado com o Cheque Cidadão, que é anterior ao Bolsa Família. Com o benefício do programa, a família só pode comprar produtos de alimentação, higiene e limpeza. Ao contrário do Bolsa Família, que dá dinheiro. Ninguém garante o que o beneficiado fará com este dinheiro.

Jobim: "A tentativa de acordo foi antes"

Na reunião da tarde dos integrantes do PMDB, convocada por Cabral para prestigiar a candidatura de Jobim à presidência do partido, o clima de constrangimento continuou. Em maior número, os adeptos da candidatura de Temer tentaram convencer Jobim a aceitar a composição pela unidade do partido, mas o ex-ministro disse que vai até o fim com a candidatura.

- A tentativa de acordo foi antes - reclamou Jobim quando Moreira Franco discursava, referindo-se ao fato de ele ter anunciado sua candidatura a Temer em novembro do ano passado e o atual presidente do partido ter lançado a candidatura, sem avisá-lo, em fevereiro.

Cabral disse não acreditar que Garotinho tenha os 66 votos que anunciou para Temer:

- Voto só vale no dia.