Título: PT faz lista de nomes para cargos
Autor: Camarotti Gerson e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 27/02/2007, O País, p. 10

Maria Lima

BRASÍLIA. Sinais de irritação dados ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a especulação de nomes para o Ministério levaram a executiva nacional do PT a não divulgar as pretensões do partido na reforma ministerial. Após mais de seis horas de discussão em Brasília, a cúpula do PT decidiu insistir na retirada do Ministério das Cidades do PP para que seja nomeada a ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP).

A lista do PT tem três nomes - além de Marta, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) para o Desenvolvimento Agrário e o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para a Secretaria de Direitos Humanos. Segundo o presidente do partido, Ricardo Berzoini, a lista não foi divulgada oficialmente para evitar constrangimentos e especulações.

A decisão da executiva de não anunciar a lista se deu também em função da não confirmação de um encontro da direção do PT com o presidente Lula, que estava previsto para hoje. Berzoini nega que tenha havido recuo.

- Não foi recuo. Foi um debate político sobre como tratar essa questão. Anteriormente não havia deliberação, apenas a opinião pessoal de setores do partido. Hoje (ontem), o pessoal deliberou isso. Não vamos tratar de nome algum. Prefiro deixar em aberto para que o presidente tome suas decisões. Isso para que não haja, até a reunião, qualquer tipo de constrangimento e especulação sobre nomes e situações - informou Berzoini.

Ao final do encontro, ele disse que os nomes e as idéias do PT serão levados a Lula quando este chamar os dirigentes do partido. Berzoini afirmou que não procedem a informação de que o nome de Marta foi sugerido pela base para o Ministério do Trabalho, que já é da cota do PT, e a preocupação dos aliados de que os petistas ocupem espaços já garantidos a outros.