Título: Recife é a capital com maior taxa de jovens assassinados
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 28/02/2007, O País, p. 3

Na lista dos municípios, Rio é o 43º

BRASÍLIA. No ranking municipal de assassinatos de jovens, o Rio ficou na 43ª posição, com taxa de 131,9 mortes para cada cem mil habitantes de 15 a 24 anos. Recife aparece em terceiro lugar entre os municípios, com 207,9, sendo a capital mais violenta para a juventude. Itaguaí e Macaé, respectivamente em quarto e quinto lugar no ranking nacional, são os municípios fluminenses com maiores taxas: 187,1 e 187 mortes. No ranking da população total, o Rio aparece na 107ª posição, com taxa de 57,2. As taxas permitem comparações entre cidades maiores e menores, pois relativizam o tamanho da população. As médias municipais consideram dados de três anos para evitar que casos de violência isolados deturpem as estatísticas. Em 2004, o Estado do Rio de Janeiro registrou a taxa mais alta de homicídios de jovens do país: 102,8. No mesmo ano, a média nacional ficou em 51,7.

Dos 92 municípios do Rio, 42 estão na lista dos 556 com maiores taxas de assassinatos juvenis, o que corresponde a 45,7% do total. É o maior percentual de cidades por estado. Em segundo, vem Pernambuco, onde 42,2% das cidades fazem parte da lista - 78 num total de 185.

Em novembro, a OEI divulgou o Mapa da Violência 2006, com informações nacionais, por estado, capitais e regiões metropolitanas. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará aparecem com manchas escuras, indicando a concentração de cidades com altos índices de homicídios, juntamente com Rio, São Paulo, Pernambuco, DF e Espírito Santo. Para o secretário de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, a liderança de Colniza (MT) pode se explicar por que o município está localizado em área de fronteira agrícola, com disputas de terra. (D.W.)