Título: Serra Pelada volta às mãos dos garimpeiros
Autor: Oliveira, Eliane e Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 28/02/2007, O País, p. 9

Vale do Rio Doce devolve a área, que pode ter toneladas de ouro, em troca de mina de calcário

BRASÍLIA. Os garimpeiros voltaram a ser donos da Serra Pelada, símbolo da exploração mineral desordenada no Pará nos anos 80. Ontem foi firmado um novo acordo entre a Vale do Rio Doce e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) que, na prática, inicia o processo de devolução da mina de ouro mais famosa do país. Em troca, os garimpeiros cederam à empresa uma mina de calcário.

Estudos preliminares indicam que ainda pode existir cerca de 20 toneladas de ouro na região, mas sua exploração não é interessante para a Vale devido às condições do local. Desde 1992, a mina se tornou uma grande lagoa, por causa das escavações desordenadas. A empresa avalia que o ouro pode estar espalhado em uma área de até cem hectares. A mina de calcário dada, na mesma região, tem cerca de 49 hectares.

O anúncio do acordo foi feito ontem em cerimônia no Ministério de Minas e Energia, com a presença do ministro Silas Rondeau. Assinaram o documento o presidente da Coomigasp, Valdemar Pereira Falcão, e o gerente de Direitos Minerários da Vale do Rio Doce, Fernando Greco.

A nova fase de exploração, quando autorizada, deverá ser fortemente mecanizada. A expectativa de fontes do setor é que a exploração só deverá ser iniciada em dois anos. A Vale do Rio Doce se comprometeu dar relatório sobre a área aos garimpeiros, em até 30 dias.