Título: Jornais, TVs e portais de notícias da França debatem violência no Brasil
Autor: Soler, Alessandro e Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 28/02/2007, Rio, p. 12

Mídia destaca ainda a morte de quatro franceses na Arábia Saudita.

Canais de TV, páginas de notícias na internet e os principais jornais da França e da Bélgica noticiaram o triplo assassinato com destaque. A tragédia no Brasil dividiu espaço na imprensa com a morte de quatro franceses na Arábia Saudita, vítimas de um atentado terrorista. Os dois acontecimentos negativos levaram alguns veículos a falar em ¿um mau dia¿ e ¿uma jornada sombria para os franceses.¿ Na rede TF1, a maior daquele país, a nota sobre o assassinato dos membros da ONG Terr¿Ativa foi exibida diversas vezes. Em grupos de discussão na internet, leitores debateram a violência no Brasil.

Governo francês alerta para perigos no Brasil

Os portais de dois dos mais importantes jornais franceses, ¿Le Monde¿ e ¿Le Figaro¿, publicaram textos enviados por agências de notícias. No despacho mais reproduzido, o Rio é descrito como ¿uma das megalópoles mais perigosas do mundo, com uma taxa de 40 mortos por cem mil habitantes¿. Acompanhando a reportagem do ¿Figaro¿, um link para uma página do Ministério das Relações Exteriores da França, que, num informe, alerta os cidadãos franceses sobre os perigos que podem enfrentar no Brasil.

Na seção dedicada ao Rio no portal, o ministério recomenda atenção total na maioria dos pontos turísticos, como a Vista Chinesa, a Floresta da Tijuca, Santa Teresa, Centro e Copacabana. Além de alertar para o perigo das vias expressas, o governo francês orienta seus cidadãos a não reagir em hipótese alguma e descreve Copacabana como o lugar ¿onde estão concentrados mais de 50% dos casos de furtos e roubos a mão armada reportados à polícia.¿

A rede internacional em língua francesa TV5 também divulgou o assassinato. Nas páginas dos principais jornais, leitores debateram a violência no Brasil e se mostraram chocados com a forma bárbara como seus compatriotas foram mortos no Rio.

Portal de diário espanhol destaca crimes mais recentes

Também na Espanha o assassinato brutal ganhou destaque na mídia. O portal do diário madrileno ¿El País¿, um dos mais influentes do mundo, noticiou o crime com uma manchete na sua seção internacional. No texto, enviado por uma agência de notícias, o jornal informa que, ¿embora esteja habituada à violência, a cidade está comovida por vários assassinatos de extrema violência¿ e relembra os recentes casos do incêndio ao ônibus da Viação Itapemirim na Avenida Brasil, em dezembro, e da morte do menino João Hélio, no início deste mês.