Título: Explosão durante jogo mata 18 jovens
Autor: Cooper, Helene e Semple, Kirk
Fonte: O Globo, 28/02/2007, O Mundo, p. 27

Iraquianos e americanos divergem sobre incidente em campo de futebol

WASHINGTON. Pelo menos 18 pessoas, a maior parte crianças e jovens, morreram ontem após uma explosão, cuja causa ainda não foi esclarecida, num campo de futebol improvisado numa praça da cidade de Ramadi, no oeste do Iraque. Autoridades iraquianas afirmam que o incidente foi provocado por uma explosão controlada de uma bomba pelo Exército americano. Já os Estados Unidos negam a versão, afirmando que as mortes foram provocadas por um carro-bomba.

Os jovens tinham entre 10 e 15 anos. Eles estavam jogando futebol quando ocorreu a explosão. Segundo as autoridades, entre as vítimas estão oito mulheres, provavelmente mães dos jovens.

¿ Não sabemos ao certo o que aconteceu. O que sei é que o resultado foi horrível. Crianças e mulheres em pedaços pelo chão ¿ disse uma testemunha.

Esta não é a primeira vez que jovens iraquianos morrem jogando futebol. Em agosto do ano passado, pelo menos 12 morreram quando uma bomba explodiu em um campo de futebol em Bagdá.

Projeto prevê divisão das divisas do petróleo

Ontem, o governo iraquiano enviou para o Parlamento um projeto de lei para dividir igualmente as divisas do petróleo entre grupos étnicos do país. A proposta, que ainda deve ser aprovada pelos congressistas, divide o dinheiro entre as 18 províncias com base em seus níveis de população.

¿ Esta nova lei vai contribuir para a união de todos os iraquianos ¿ disse o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki.

A divisão do dinheiro do petróleo é um grande ponto de atrito entre a maioria xiita, os sunitas e os curdos do Iraque, que tem a terceira maior reserva do mundo. O projeto de lei, segundo analistas, é considerado um grande instrumento para pacificar o país.