Título: Governadores do Sudeste se dividem sobre estadualizar legislação penal
Autor: Gripp, Alan e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/03/2007, O País, p. 4

Cabral, Serra, Aécio e Hartung cobram do Congresso pressa contra violência

Alan Gripp, Maria Lima e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. A lentidão do Congresso para dar respostas consistentes ao avanço da criminalidade levou ontem os quatro governadores do Sudeste a cobrarem, juntos, mais empenho e agilidade na aprovação de leis de combate à violência. Eles entregaram aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um pacote com 13 projetos de lei tidos como fundamentais para apertar o cerco ao crime organizado. Não há novas medidas, mas sim propostas que engatinham no Congresso, algumas há anos. Chinaglia disse que os projetos terão prioridade e podem começar a ser votados semana que vem.

Entre as medidas, Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ), José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG) e Paulo Hartung (PMDB-ES) cobraram do Congresso a votação da lei que determina que as empresas de telefonia sejam responsáveis por bloquear o sinal de celulares dentro dos presídios de todo o país. Outro projeto reivindicado é o que aumenta o tempo máximo de internação sócio-educativa de três para dez anos para menores que cometerem crimes violentos ou contra a vida (como homicídios e crimes hediondos).

- Algumas questões urgentes estão paradas, prontas para serem votadas há sete, oito anos - cobrou Aécio.

O encontro mostrou que Sérgio Cabral está isolado na luta para estadualizar a legislação penal. Mesmo evitando criticar o colega, a idéia não é defendida pelos demais governadores.

- Tenho receio de que isso possa trazer prejuízos a estados, estimulando a migração do crime para onde as penas forem menores - disse Aécio.

Cabral defendeu outra idéia polêmica, a legalização de drogas leves, como a maconha.

- Estou a fim de comprar essa briga. Não sou covarde.