Título: Entrega da declaração do IR começa hoje
Autor: Duarte, Patricia e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 01/03/2007, Economia, p. 36

Entre as novidades, programa para deficiente visual e parcelamento maior

BRASÍLIA. Começa hoje, às 8h, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). O documento precisa ser enviado por pessoas físicas que, por exemplo, tiveram rendimentos tributáveis acima de R$14.992,32 em 2006. Os contribuintes devem ter em mãos documentos como o comprovante de rendimentos, que precisa ser fornecido por seu empregador. O prazo para a entrega desse documento aos funcionários terminou ontem.

Este ano, pela primeira vez, o programa do IR está adaptado para deficientes visuais. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, poderá ser rodado dentro de softwares de voz, que indicam o campo que está sendo preenchido e o valor.

A Receita vai permitir o parcelamento do imposto devido em até oito vezes (eram seis). O pagamento poderá ser feito via débito automático. Outra novidade é que será obrigatório colocar na declaração o CPF de dependentes com mais de 21 anos, o que era facultativo. Além disso, o contribuinte poderá deduzir o valor pago a título de contribuição patronal a um empregado doméstico.

Será preciso informar ainda qualquer doação a campanhas eleitorais. A Receita também exigirá que os contribuintes detalhem lucros ou dividendos recebidos de empresas.

O prazo de entrega termina em 30 de abril. Segundo a Receita, 23,5 milhões de documentos devem ser entregues, contra 22 milhões em 2006. As formas de entrega são: internet (www.receita.fazenda.gov.br), disquetes, agências do Banco do Brasil e da Caixa e formulário de papel. (Martha Beck)