Título: EUA afirmam que Bin Laden está vivo e no Paquistão
Autor: Sengupta, Kim e Cockbum, Patrick
Fonte: O Globo, 01/03/2007, O Mundo, p. 40

WASHINGTON. Osama bin Laden está vivo e reconstruindo vários campos de treinamento da al-Qaeda no Paquistão. A afirmação foi feita pelo diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, Jack McConnel, durante depoimento no Senado americano, baseado em informações da CIA.

Segundo o diretor da Inteligência, Bin Laden e seu braço direito, o egípcio Ayman al-Zawahri, estão estabelecidos em alguma região rural do Paquistão e mobilizados na reconstrução da infra-estrutura física da al-Qaeda.

¿ O nosso maior conhecimento aponta que a liderança (da al-Qaeda), o número um e o número dois estão lá. Eles estão tentando reconstruir campos de treinamento e toda a infra-estrutura necessária para a organização de novos ataques em todo o mundo ¿ afirmou Jack McConnel.

Até agora os serviços de inteligência americanos se recusavam a dar dados sobre a localização do líder da al-Qaeda, apesar de todas as suspeitas apontarem para a fronteira entre Paquistão e Afeganistão.

Segundo fontes dos serviços de inteligência, a certeza de McConnel tem como fundamento fotos tiradas pela CIA que mostrariam campos de treinamento da al-Qaeda em formação no interior do Paquistão.

¿ Tudo indica que os dados que temos são precisos. O vice-diretor (da CIA, Stephen R. Kappes) fez questão de sobrevoar com o presidente do Paquistão as áreas em reconstrução. São essas informações que fizeram os EUA começarem a pressionar os governos do Paquistão e do Afeganistão para que tomem providências, antes que outros ataques aconteçam ¿ disse um funcionário da Inteligência