Título: Lula também é responsável, dizem especialistas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 02/03/2007, O País, p. 8

Para estudiosos, presidente, mesmo dizendo que o "mal já está feito", tem muito a fazer

RIO E BRASÍLIA. Se para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "o mal já está feito" na questão da segurança pública e a violência "é uma questão de sobrevivência", para especialistas ouvidos pelo GLOBO o atual governo tem responsabilidade sobre a crise no setor. E tem também a prerrogativa de resolver os impasses que entravam as soluções para diminuir a violência no país. Para o criminalista Luiz Flavio Gomes, ex-promotor e ex-juiz paulista, cabe ao presidente mudar o quadro:

- É verdade que o mal já está feito, mas cabe ao próprio presidente mudar isso. A visão dele é conformista - afirmou.

O juiz e ex-secretário nacional antidrogas Walter Maierovitch classificou as declarações do presidente, dadas anteontem, em Pernambuco, de "escapismo". Para ele, Lula não tem proposta para o setor, por isso recorre a frases de efeito.

- Isso é escapismo de quem não tem uma política na área da segurança pública ou de quem tem medo de agir. O Lula vem com essa história de que nada pode ser feito a curto e médio prazo. O fato é que ele não projeta nada para o futuro - disse Maierovitch.

O advogado criminalista Luiz Guilherme Vieira sustenta que, apesar de não acreditar em soluções a curto prazo para os problemas na área de segurança, é hora de acordar para as mudanças necessárias:

- Acho que ele (presidente), como chefe de Estado, tem em suas mãos o papel de forçar Congresso e sociedade civil a votar os temas e a se posicionar sobre os temas.

Senador diz que Lula deixa caminho aberto para o crime

O relator da proposta de antecipação da maioridade penal para 16 anos, senador Demóstenes Torres (PFL-GO), reagiu às declarações de Lula afirmando que só falta o presidente pregar o fechamento do Congresso.

- Ele é quem não cumpre as leis e deixa o campo aberto para a criminalidade. Ele só discursa e nada faz. Está como diz o cantor Lobão, é só blá-blá-blá - disse Demóstenes.

Também membro da Comissão de Segurança do Senado, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) condenou a falta de iniciativa de Lula para enfrentar o crescimento da violência no país:

- A questão da segurança continua sendo tratada pelo governo ao sabor dos contingenciamentos dos programas descartáveis - acusou.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que Lula tem repetido declarações irônicas e de mau gosto:

- Todo dia ele diz um nonsense. Desta vez foi pessimista, jogou a toalha de maneira precipitada. Não digo que ele está sendo covarde porque é uma palavra grosseira. Mas corajoso não está sendo.

Já o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), disse que é preciso ter coragem de olhar de forma séria o problema da violência e verificar suas causas. As declarações de Lula, para ele, refletem sua história e sua origem humilde.