Título: Falta planejamento
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 02/03/2007, O País, p. 8

Cidades sem infra-estrutura atraem violência

Crescimento demográfico desordenado, falta de infra-estrutura urbana, desemprego e desigualdade social. Para especialistas ouvidos pelo GLOBO, esses são alguns dos fatores que ajudam a elevar os índices de violência em cidades do interior do país - como mostrou a pesquisa divulgada terça-feira pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Com o desenvolvimento econômico, em áreas urbanas ou rurais, os municípios atraem também os problemas das grandes cidades.

- Macaé, no Rio, viveu uma explosão de crescimento, que, como em geral acontece no país, não foi associada à melhora da qualidade de vida da população. Se não houver serviços públicos, boas escolas e emprego para os jovens, a tendência é aumentar a violência. Falta planejamento e um plano para a juventude, principalmente num momento em que o país discute a necessidade de crescer mais - alerta o sociólogo Luiz Eduardo Soares.

Para Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, professora do Departamento de Antropologia da USP, um outro fator também pode explicar o aumento de crimes no interior:

- A criminalidade migra regionalmente de acordo com a atuação da polícia. Os bandidos têm procurado cidades menores, onde o policiamento não é ainda tão intensivo. Um exemplo são os assaltos em cidades de Minas - lembra.