Título: Para manter o dinheiro circulando
Autor: Eloy, Patricia e Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 02/03/2007, Economia, p. 22

Campanha do BC quer aumentar vida útil das cédulas

BRASÍLIA. O Banco Central (BC) vai começar, possivelmente no dia 20 de março, uma campanha publicitária para orientar as pessoas a reconhecerem notas falsas, além de conservarem melhor o dinheiro que circula no país. A divulgação envolverá rádio, TV, jornais, panfletos, entre outros, e tem apoio das associações e confederações comerciais de todo país. A idéia ganhou corpo com a realização de uma pesquisa encomendada pelo próprio BC, no fim de 2005, que mostrou que cerca de um terço da população brasileira já havia tido contato com cédulas de real falsas, como informou O GLOBO na época. A campanha do BC também quer aumentar a vida útil do dinheiro. As notas de R$1 e de R$5, as mais usadas, ficam em circulação cerca de um ano. Em 2005, o BC gastou quase R$140 milhões com a fabricação de cédulas e moedas.

Hoje, circulam R$76,767 bilhões em cédulas e moedas. São cerca de 3,4 bilhões de cédulas, o equivalente a cerca de R$75 bilhões, e 11 bilhões de moedas.