Título: Governo facilita vendas para Bolívia
Autor: Oliveira, Eliane e Ribeiro, Fabiano
Fonte: O Globo, 02/03/2007, Economia, p. 23

Produtores vizinhos terão crédito para adquirir equipamentos do Brasil

BRASÍLIA. O governo brasileiro vai mudar a lei do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) para facilitar a venda de produtos e serviços a países de menor desenvolvimento. A decisão foi tomada ontem pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a primeira nação a ser beneficiada será a Bolívia. Os produtores bolivianos terão direito a um crédito de cerca de US$30 milhões para comprar tratores e outros equipamentos agrícolas produzidos no Brasil.

Segundo o secretário-executivo da Camex, Mário Mugnaini, a decisão foi tomada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a medida fora prometida ao presidente boliviano, Evo Morales, durante sua visita ao Brasil. Hoje, os financiamentos do Proex são corrigidos pela Libor, que está em 5,37% ao ano. Mugnaini adiantou que a idéia é oferecer empréstimos com juros menores que a Libor e prazos mais longos.

- O presidente deverá assinar uma medida provisória colocando a mudança em vigor - afirmou Mugnaini.

A Camex também decidiu reconhecer a Ucrânia como economia de mercado. O país europeu pediu ingresso como membro associado da Organização Mundial do Comércio (OMC) e, para isso, precisa do apoio de outros sócios. O status já foi concedido esta semana aos ucranianos pelos EUA e pela União Européia. (Eliane Oliveira e Cristiane Jungblut)