Título: Brasil é o que mais consome moderadores de apetite
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2007, O Mundo, p. 29

Segundo informe, índice do país é o dobro dos Estados Unidos e preocupa

O relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) aponta ainda o Brasil como o primeiro no ranking mundial de consumo de moderadores de apetite, seguido por Argentina, Coréia do Sul e Estados Unidos. De acordo com o estudo, o índice de consumidores desse tipo de droga por mil habitantes verificado no Brasil (12,5) é mais que o dobro do verificado nos Estados Unidos (4,9).

O relatório elogia países como Chile, Dinamarca e França, que implementaram medidas para controlar o uso de estimulantes e conseguiram reduzir o abuso dessas substâncias. Já o Brasil é criticado por permitir o aumento excessivo do consumo desses medicamentos.

"A comissão está preocupada que a disponibilidade crescente de estimulantes no Brasil e na Argentina possa levar ao abuso desses medicamentos", diz um trecho do documento.

De acordo com as convenções internacionais, existem 14 tipos de moderadores de apetite regulamentados que costumam ser receitados para tratar a obesidade. Na maioria dos países essas drogas só podem ser compradas legalmente com receita médica. Overdoses podem ser perigosas e levar a ataques de pânico, além de alucinações, problemas respiratórios, coma e morte.

- No ano passado, o mundo foi testemunha da morte trágica de uma modelo brasileira, que teve um colapso devido à anorexia. Os anorexígenos são usados indiscriminadamente para alimentar a obsessão pela magreza que afeta certas sociedades. É necessária uma intervenção eficaz por parte das autoridades locais para conseguir reverter essa tendência - disse o presidente da Jife, Philip O. Emafo.