Título: Em clima de parceria, Lula recebe Serra no Alvorada, sua residência
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/03/2007, O País, p. 4

Encontro ocorre depois de o PT apoiar eleição de tucano na Assembléia paulista

Chico de Gois

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem na residência oficial, o Palácio da Alvorada, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), crítico da política econômica adotada pelo governo federal e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), menina dos olhos do petista. Foi o primeiro encontro entre os dois, desde a posse em janeiro, e uma deferência especial ao tucano, uma vez que não é comum audiências com governadores, sobretudo de oposição, no Alvorada.

À saída, Lula, à vontade e sem gravata, acompanhou Serra até o carro. O tucano, por sua vez, reafirmou a disposição do PSDB de fazer oposição responsável ao governo, apesar das divergências.

- Foi uma conversa elegante - disse Serra, que não freqüentava o Alvorada desde que Fernando Henrique deixou a Presidência, em janeiro de 2003.

O encontro de ontem ocorreu dias depois de o PT ter apoiado a eleição do tucano Vaz de Lima para a presidência da Assembléia Legislativa paulista, agradando a Serra. Na eleição da Câmara, parte do PSDB apoiou Arlindo Chinaglia (PT-SP). Sobre a relação entre tucanos e petistas, Serra disse que o PSDB continua na oposição, mas não fará a linha do quanto pior, melhor:

- Pode até haver diferenças entre nós, mas ninguém vai trabalhar contra o Brasil.

Mas alfinetou os petistas ao ser indagado sobre a relação na Assembléia, depois do apoio do PT ao candidato tucano:

- O PT costuma apostar no quanto pior melhor - disse, ressalvando, em seguida, que a Assembléia paulista só começa a funcionar dia 15 de março.

Serra apresenta lista com três pedidos a Lula

O governador disse que solicitara uma audiência há alguns dias, mas, coincidentemente, ela aconteceu ontem, às vésperas da reunião com os demais governadores, dias depois do estouro das bolsas no mundo, da divulgação do fraco crescimento do PIB brasileiro e do apoio petista a um candidato tucano.

Embora Serra tenha negado que tenha discutido política econômica com Lula, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou da audiência. Em clima de parceria, Lula falou nas propostas do PAC, e Serra apresentou uma lista com três reivindicações: quer estadualizar o Porto de Santos, a central de abastecimento (Ceagesp) e o Campo de Marte.