Título: País limitará transporte de líquidos em aviões
Autor: Machado, Ismael e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 03/03/2007, O País, p. 13

Cada passageiro só poderá levar até cem mililitros dentro de embalagem transparente.

BRASÍLIA. A partir de 1º de abril, os aeroportos brasileiros aumentarão o controle das bagagens de mão para passageiros que embarcarem para o exterior. A exemplo do que já acontece nos Estados Unidos e em países da Europa, a Polícia Federal limitará o transporte de líquidos, seguindo orientação da Organização Internacional da Aviação Civil (Oaci), como informou ontem Ancelmo Gois em sua coluna. Eles só poderão ser levados em frascos de, no máximo, cem mililitros e terão que estar acondicionados em embalagem plástica transparente e lacrada.

A proibição inclui todos os tipos de líquidos, alguns de uso corriqueiro, como pastas de dente, perfumes e cremes. Mesmo dentro das condições exigidas, só será permitida uma embalagem por passageiro. As medidas foram adotadas ano passado em diversos países depois da descoberta de um plano para derrubar dez aviões, em Londres. Os terroristas - 24 suspeitos foram presos - usariam líquidos químicos para provocar explosões durante os vôos.

Na próxima segunda-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que publicou resolução com as novas regras, dará início a uma campanha em aeroportos internacionais para tirar as dúvidas dos passageiros. Eles serão orientados a apresentar os líquidos transportados em bagagem de mão para inspeção visual dos agentes federais.

Remédios e comida de bebês poderão ser liberados

Há exceções à regra, como remédios com a receita médica, alimentos de bebês e líquidos de dietas especiais. Mas só poderão embarcar em embalagens plásticas e na quantidade necessária para o uso durante o vôo. Líquidos adquiridos em lojas do Free Shop poderão ultrapassar o limite, sendo levados em frascos plásticos vedados e acompanhados da nota fiscal. As empresas aéreas e as agências de viagem serão obrigadas a divulgar as novas regras no ato de aquisição do bilhete.

Para facilitar a inspeção e evitar o aumento das filas durante o embarque, os passageiros serão orientados a apresentar as embalagens separadas das bagagens de mão. Elas passarão por uma inspeção mais cuidadosa, como acontece com paletós, jaquetas e laptops.