Título: Presos 25 por extração ilegal de madeira no PA
Autor: Machado, Ismael e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 03/03/2007, O País, p. 13

Diretor do Ibama, que chegou a ser preso em operação de 2005, apesar de inocente, agora participou da investigação

Ismael Machado e Evandro Éboli

BELÉM e BRASÍLIA. A Polícia Federal prendeu ontem 25 pessoas acusadas de participar de um esquema de extração e venda ilegal de madeira na área de influência da Rodovia Transamazônica, no Pará. Entre os presos estão quatro servidores do Ibama, três da Secretaria estadual da Fazenda e três da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, além de madeireiros, despachantes e funcionários públicos do estado.

O esquema atuava em sete cidades do Pará e centralizava suas ações em Altamira. Os acusados vão responder por crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, prevaricação e crimes ambientais. A operação foi realizada simultaneamente nos municípios paraenses de Altamira, Belém, Itaituba, Santarém, Porto de Moz, Placas e Uruará.

Marina: limpeza nos quadros do Ibama

A ação foi batizada de Operação Ananias, personagem bíblico que vendeu uma propriedade e entregou apenas parte do dinheiro a Pedro, alegando que aquele montante era o total obtido no negócio. É que, na operação de ontem, descobriu-se que os despachantes, que faziam a intermediação entre os madeireiros e os servidores públicos corrompidos agiam da mesma forma, ficando com parte da propina paga.

Deveriam ser cumpridos 35 mandados de prisão. A PF pretende prender os outros acusados nos próximos dias. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que, desde o início do governo Lula, foram realizadas 120 operações e presas cerca de 500 pessoas, sendo que 113 são servidores do Ibama. E 46 foram demitidos, após processos administrativos. Marina disse que está havendo uma limpeza nos quadros do Ibama.

- O estrago que esses servidores fizeram foi muito grande. Mas graças também a servidores do Ibama, que denunciaram esses esquemas, estamos desvendando os casos.

O diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, participou do anúncio da operação ontem. Hummel foi preso pela Operação Curupira e ficou detido por cinco dias, em junho de 2005, sob a suspeita de integrar um esquema de concessão de licenças ambientais irregulares em Mato Grosso. Afastado do cargo, ele foi reconduzido depois que ficou comprovado, segundo a PF, que não estava envolvido no caso. O diretor do Ibama chegou a anunciar que iria cobrar da União indenização por danos morais.