Título: Álcool no Brasil é mais barato e eficiente
Autor: Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 04/03/2007, O País, p. 11

Nos EUA, produto feito do milho queima combustível fóssil

Com uma produção de etanol que cresce a passos largos, os Estados Unidos estão de olho na competitividade brasileira. Além de produzir álcool ao menor custo do mundo - o preço médio do litro aqui é de US$0,22, contra US$0,30 do combustível feito a partir do milho nos Estados Unidos - o Brasil domina a tecnologia dos motores flexfuel e há décadas adiciona uma mistura de até 25% do produto à gasolina.

Além de mais barato, o álcool de cana-de-açúcar brasileiro é mais produtivo e mais eficiente do ponto de vista energético. A produtividade do cultivo no Brasil é mais do que o dobro da americana (2.700 litros de etanol por acre, contra 1.200 nos EUA). E o milho, para ser transformado em etanol, usa combustível fóssil (ou seja, poluente) numa das etapas de produção. Na cana-de-açúcar, isso não é necessário:

- O resultado é que o etanol produzido de milho só gera 25% a mais de energia do que consome. Na cana-de-açúcar, essa eficiência é de 730% - explica o economista Otaviano Canuto, do Banco Mundial.

Brasil e EUA têm 70% da produção global de etanol

Apesar de menos competitiva, a produção de álcool nos Estados Unidos avançou nos últimos anos graças a pesados subsídios do governo. Em 2006, pela primeira vez, superou a produção brasileira (18,5 bilhões de litros, contra 17,4 bilhões no Brasil). Juntos, Brasil e EUA respondem por 70% da produção mundial.

Agora, com a meta do presidente Bush de substituir 20% do consumo de gasolina nos EUA por etanol nos próximos 10 anos, a demanda do mercado americano vai crescer ainda mais e, inevitavelmente, depender de fornecimento externo. Bush anunciou sua estratégia energética no seu último discurso à nação, em janeiro, às vésperas da divulgação do relatório da ONU sobre mudanças climáticas. Se cumprida, a meta de Bush mais do que quintuplicaria o consumo de álcool no país.

Para quem teme que a nova preocupação ambiental americana ameace a preservação de ecossistemas no Brasil - com o avanço de canaviais para áreas da Amazônia ou do cerrado - a indústria canavieira responde com números sobre a disponibilidade de terras agricultáveis no Brasil.

- Os dados do Ministério da Agricultura mostram que a cana só ocupa 10% do total de 60 milhões de hectares cultivados do Brasil, dos quais 5% são usados para etanol e o restante para açúcar. O ministério também aponta que o país tem um estoque de terras agricultáveis, hoje ocupadas por pastagens e outras atividades, de outros 90 milhões de hectares. Então, há uma enorme fronteira agrícola a ser desenvolvida, tudo é uma questão de mercado - argumenta Alfred Szwarc, consultor da Unica. (Luciana Rodrigues)