Título: Visita contra arroubos bolivarianos
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 05/03/2007, O País, p. 5

WASHINGTON. Uma constatação vem provocando discussões em gabinetes oficiais na capital americana - tanto na Casa Branca quanto no Congresso - nos últimos dias: a de que foi preciso surgir uma figura como Hugo Chávez, presidente da Venezuela, para fazer com que o Tio Sam desse mais atenção à América Latina. A conclusão óbvia é a de que a viagem à região que o presidente Bush iniciará nos próximos dias deverá ser, sobretudo, uma tentativa de neutralizar os arroubos bolivarianos.

O Executivo americano passou a identificar áreas que possam servir como bases sólidas de relacionamento, visando resultados práticos, a curto prazo. Por sua vez, o Legislativo, que agora é liderado pela oposição democrata tanto na Câmara como no Senado, manifestou disposição de instigar uma presença mais atuante dos EUA para aliviar os problemas mais graves dos seus vizinhos do Sul.

- Está na hora de o governo fazer o que diz, o que promete. Chega de discursos - exigiu Elliot Engel, presidente da subcomissão do Hemisfério Ocidental, na Câmara.

Até mesmo republicanos têm se mostrado insatisfeitos com a situação:

- Chávez está pegando o touro a unha e levando a região mais para a esquerda. Temos de reavaliar a nossa política para a América Latina e, inclusive, a questão dos acordos comerciais - disse Dan Burton, o líder do governo na mesma subcomissão.