Título: Ministro francês chama o Brasil de predador
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O País, p. 8

Bussereau, da Agricultura, pede aos europeus que endureçam negociações com país na OMC

PARIS. O ministro francês da Agricultura, Dominique Bussereau, chamou o Brasil, a Austrália, a Argentina e a Nova Zelândia de nações agroindustriais "predadoras" por causa de suas posições na Organização Mundial do Comércio. Bussereau afirmou que a França e a Europa têm que ser muito firmes nas negociações e devem defender os interesses da Comunidade Européia, sem derrubar fronteiras para o livre comércio agrícola .

- São países que gostariam de entrar em nossos mercados e que baixássemos nossas tarifas aduaneiras sem nos dar qualquer contrapartida para que entremos em seus territórios também - disse o ministro ontem.

Para Bussereau, derrubar as fronteiras agrícolas para a entrada de produtos desses países significaria a destruição de parte da agricultura européia. O ministro francês disse que se deixarem o gado brasileiro entrar no solo europeu sem cobrança de impostos será a "destruição da pecuária francesa".

No último fim de semana, fracassaram as tentativas de retomada da Rodada de Doha na OMC. Num encontro em Londres, representantes dos Estados Unidos, da União Européia, da Índia e do Brasil não avançaram nas negociações.

Bussereau afirmou ainda que os americanos "defendem mais a agricultura" que os europeus:

- Dizemos ok para os americanos se moverem, mas que se movam primeiro.

O presidente francês, Jacques Chirac, já havia pedido no sábado passado que a Europa se mantenha "firme como uma rocha" nas negociações.