Título: Prefeitos não abrem mão do ISS
Autor: Jungblut, Cristiane e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O País, p. 9

Joaquim Levy diz que desafio agora é acabar com a guerra fiscal.

BRASÍLIA. Além de ter que convencer os estados a chegarem a um consenso em relação à cobrança do ICMS no destino das mercadorias, o governo terá também que encontrar uma forma de contentar prefeitos, que não querem que o ISS (Imposto sobre Serviços) faça parte do novo IVA, previsto no projeto da reforma tributária. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a arrecadação do ISS atingiu R$17,6 bilhões em 2006, um crescimento de 66,6% em relação a 2000.

- Não aceitamos abrir mão do ISS. É um imposto que tem potencial quase explosivo de arrecadação - disse Ziulkoski.

Mesmo diante das resistências, a avaliação tanto do governo federal quanto de alguns estados é de que as atuais condições do país são mais favoráveis à reforma tributária. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, a evolução tecnológica permite, por exemplo, a implantação da nota fiscal eletrônica, que facilita o controle da entrada e saída de mercadorias dos estados.

O secretário de Fazenda do Rio, Joaquim Levy, destaca que a estabilidade econômica facilita a reforma e que o desafio é acabar com a guerra fiscal:

- Estados como São Paulo, que sempre resistiram a mudanças, agora apresentam resistências muito menores.