Título: Anistia faz apelo sobre segurança
Autor: Jungblut, Cristiane e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O País, p. 9

Em carta a presidente, Cabral e Serra, entidade critica política de segurança.

SÃO PAULO. A secretária-geral da Anistia Internacional, Irene Khan, lançou ontem, em Londres, um apelo ao presidente Lula e aos governadores do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB). A Anistia faz duras críticas ao descumprimento de projetos de segurança pública, como o Susp (Sistema Unificado de Segurança Pública), e pediu a atuação conjunta dos três governos. Irene enviou cartas a Lula, Serra e Cabral em fevereiro, mas ainda não obteve respostas.

- Da extrema violência criminal que está devastando as cidades brasileiras ao aumento de grupos parapoliciais que ocupam o vazio deixado pelas autoridades, pouco ou nada tem sido feito para corrigir a discriminação social, a corrupção e as violações de direitos humanos tão arraigadas no sistema de segurança pública do país - disse Irene, por sua assessoria.

Ela diz ainda que o presidente Lula só fará inclusão social se cuidar da violência:

- A violência urbana não apenas custa ao país as vidas de dezenas de milhares de jovens a cada ano, como também condena outros milhões a níveis de pobreza cada vez piores. É um dos maiores obstáculos para se alcançar a verdadeira inclusão prometida pelo presidente Lula em seu recente discurso de posse - disse Irene.