Título: Jobim leva manifesto de apoio ao Congresso
Autor: Franco, Ilimar e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O País, p. 10

Ex-presidente do STF quer mostrar que sua candidatura à presidência do PMDB tem força na cúpula do partido

Ilimar Franco e Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Candidato à presidência do PMDB, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim divulgou ontem um manifesto de apoio assinado por seis governadores, 19 senadores e 29 deputados federais (de um total de 89). Jobim foi ao Congresso para mostrar que sua candidatura tem força na cúpula. O presidente do partido, Michel Temer (SP), que disputará com ele a presidência na convenção de domingo, fez um gesto político de conciliação e não aceitou pedido do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que a chapa de Jobim seja impugnada.

Eduardo Cunha argumentou que a chapa de Jobim continha irregularidades, mas Temer anunciou que dará um prazo para o adversário sanear os erros. O presidente do PMDB quer evitar uma tradição nas convenções do PMDB: uma guerrilha de ações na Justiça.

- Não quero que isso vá para o Judiciário. Não quero que essa impugnação tumultue a convenção. Antes mesmo de a Executiva analisar o caso, darei um prazo para que os erros da chapa de Jobim sejam corrigidos. O problema vai ser tratado politicamente - afirmou Temer.

Nome de ex-prefeito aparece duas vezes na chapa

Foram dois os erros cometidos pela chapa de Jobim. O ex-prefeito de Arapiraca (AL) Luciano Barbosa aparece duas vezes na chapa de 119 nomes. Além disso, cerca de seis deputados e o senador Joaquim Roriz (DF) disseram ontem que não haviam autorizado a inclusão de seus nomes na chapa. Mesmo admitindo votar em Jobim, Roriz não disfarçou o incômodo com a disputa travada dentro do partido, justamente no momento em que, na sua opinião, o PMDB vinha crescendo.

- Sou contra a disputa. Isso vai enfraquecer o PMDB numa fase em que ele estava crescendo. Por isso não vou entrar em nenhuma chapa - disse Roriz.

No manifesto de apoio a sua candidatura, assinado pelos governadores Roberto Requião (PR), Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES), André Puccinelli (MS), Eduardo Braga (AM) e Marcelo Miranda (TO), Jobim afirma que há no PMDB uma aspiração por renovar e levar a militância do partido às ruas e que, por isso, é hora de modernizar, superar desencontros e apostar na construção coletiva. Apenas o governador Luiz Henrique, de Santa Catarina, não assinou o documento em apoio ao ex-presidente do STF.

"Todos os vícios apresentados são sanáveis"

Nelson Jobim, que no domingo foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), disse que em 48 horas fará as mudanças necessárias na chapa.

- Todos os vícios apresentados são sanáveis. Política a gente ganha no voto. Quem entra com medidas jurídicas é porque está com medo de perder. Não desistirei em hipótese alguma. Não são irregularidades, são equívocos sanáveis - afirmou Jobim, após reunião com senadores do partido.

A guerra de números para a convenção de domingo é acirrada, mas indica que a vitória poderá se dar por pequena margem de vantagem. Os aliados de Michel Temer falam numa vitória por cerca de 25 votos, enquanto os de Nelson Jobim, acreditam numa diferença a seu favor de dez votos. O total de votos na convenção é de 782.