Título: Chávez vai comandar ato contra Bush em estádio de Buenos Aires
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O Mundo, p. 25

Organizadores pretendem reunir 40 mil pessoas em evento de US$200 mil.

BUENOS AIRES. Embora tenha afirmado que o objetivo de sua visita à Argentina não é ofuscar a viagem do presidente dos EUA, George W. Bush, a países da região - entre eles o Brasil - na próxima sexta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comandará um gigantesco ato em repúdio ao governo americano no Estádio Ferrocarril Oeste, em Buenos Aires. O evento é organizado pelo governo do presidente Néstor Kirchner em parceria com organizações sociais e será financiado pelo governo chavista. De acordo com informações extra-oficiais, o ato anti-Bush - no mesmo dia em que o presidente americano se encontrará com seu colega uruguaio, Tabaré Vázquez - custará cerca de US$200 mil e reunirá mais de 40 mil pessoas.

Chávez acusa Negroponte de ser assassino profissional

A segurança do evento ficará em mãos de 300 militares venezuelanos. Segundo o jornal "La Nación", Kirchner tentou limitar o número de participantes a seis mil, mas o governo venezuelano e seus admiradores argentinos conseguiram convencer o presidente a realizar um ato de grandes dimensões. De acordo com organizadores do evento, a visita de Chávez representa uma alternativa às políticas que os EUA tentam impor na região.

- Os EUA estão tentando boicotar a expansão do Mercosul - disse Jorge Ceballos, integrante de um dos grupos que participam da organização.

No fim de semana, Chávez voltou a acusar a Casa Branca de querer assassiná-lo. Ele assegurou que o secretário de Estado-adjunto, John Negroponte, é "um assassino profissional".

- Não tenho dúvidas de que a tese do magnicídio está cada vez mais forte. Quem foi designado pela Casa Branca como secretário de Estado-adjunto? Um assassino profissional: John Negroponte - acusou Chávez.