Título: EUA matam mais civis no Afeganistão
Autor:
Fonte: O Globo, 06/03/2007, O Mundo, p. 24

Ataque aéreo ao norte de Cabul faz 9 vítimas. Karzai critica matança.

CABUL. A caçada a militantes do Talibã no Afeganistão gerou duas situações embaraçosas para as tropas americanas num intervalo inferior a 24 horas. Um dia depois de soldados dos EUA serem acusados de matar pelo menos 10 civis em confrontos em Jalalabad, no leste do país, ontem forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lideradas pelos americanos mataram pelo menos mais nove civis, incluindo cinco mulheres e três crianças, num ataque aéreo à província de Kapisa, ao norte de Cabul.

O bombardeio ocorreu horas depois que talibãs atacaram uma base da Otan na região. Em resposta ao ataque, a província foi bombardeada pelo ar, segundo informou o vice-governador de Kapisa, Sayed Mohamed Dawood Hashimi, afirmando que uma área povoada majoritariamente por civis foi atingida. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou as mortes que, segundo analistas, vêm minando o apoio da população afegã à presença de militares estrangeiros no país.

¿ As tropas podem fazer mais para evitar a matança de civis ¿ criticou o presidente.

Os EUA afirmaram estar apurando os dois episódios e, apesar de confirmarem as mortes, não citaram o fato de as vítimas serem civis. Segundo jornalistas que estavam em Jalalabad no domingo, soldados americanos confiscaram seu equipamento de trabalho (câmeras fotográficas e filmadoras). Um porta-voz militar americano defendeu ontem a apreensão, alegando que as imagens foram feitas em ¿circunstâncias extremas¿ e que os repórteres não estavam respeitando o cordão de segurança estabelecido durante a ação.

Sobre o ataque de ontem, David Acetta, porta-voz do Exército americano, disse:

¿ A nossa base (da Otan) estava sendo atacada e os rebeldes podem ter se misturado a civis quando reagimos.