Título: Uma ameaça ao ajuste das contas
Autor: Jungblut, Cristiane e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. O governo prometeu aos governadores liberar os estados dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com pessoal, quando ficar comprovado que o desenquadramento não é culpa dos Executivos estaduais, mas de outros poderes. Na visão de especialistas, qualquer flexibilização dos limites atuais exigirá mudanças na LRF.

Para o economista Amir Khair, especialista em finanças públicas e estudioso da LRF, a lei é clara ao definir limites por poder nos estados e estabelecer as punições, o que só poderia ser mudado através de uma outra lei complementar, aprovada pelo Congresso, que abrandasse as regras da atual:

- Sou muito radical em relação à LRF e contra qualquer mudança que signifique o abrandamento da lei.

Para o economista Raul Velloso, especialista em contas públicas, o grande problema de o governo federal acenar com excepcionalidades aos limites da LRF é que uma concessão abre precedente para outras e acaba afetando as contas públicas:

- Abrindo exceções, ficará difícil não atender às reivindicações dos demais estados, e isso representa uma ameaça ao ajuste global das contas públicas.