Título: Roseana será líder do governo no Congresso
Autor: Franco,Ilimar e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 12

Senadora deixou PFL para se filiar ao PMDB; Lula recebe Temer mas não anuncia escolhas

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem ao PMDB a confirmação da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) como nova líder do governo no Congresso e a manutenção do senador Romero Jucá (PMDB-RR) como líder do governo no Senado. O deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE) será o líder na Câmara.

Diante da confusão armada no PMDB com a retirada da candidatura de Nelson Jobim à presidência do partido, Lula reuniu-se ontem à noite com o atual presidente da legenda, Michel Temer, e o líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e decidiu adiar para a próxima semana a confirmação da escolha do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para ministro da Integração Nacional. O próprio Temer disse que pediu ao presidente que deixasse tudo para depois da convenção do partido, domingo.

A confirmação da escolha dos líderes do PMDB foi uma forma de Lula aplacar a ira dos senadores peemedebistas com o que eles chamaram de interferência do governo em favor da reeleição de Michel Temer. Os 19 senadores do PMDB, que apoiavam a candidatura de Jobim, vão boicotar a convenção. Os três parlamentares confirmados como líderes estiveram ontem com Lula no Palácio em audiências separadas.

- Achamos que este não era o momento para discutir ministérios. Vamos deixar para a semana que vem - disse Temer, pregando a unidade do partido.

"O presidente conversa com quem quiser"

Temer prometeu procurar não só Jobim, mas também o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele disse já ter mandado recados a Renan demonstrando disposição em negociar uma composição. Segundo Temer, tanto governadores como senadores com os quais conversou ontem manifestaram disposição de integrar a Executiva Nacional do PMDB. Após encontro, Temer negou participação do governo na disputa interna do PMDB:

- Imputam a culpa a ele (Lula). Ele até falou isso (na audiência). Mas ele não tem responsabilidade nenhuma. Estávamos disputando votos. Votos se disputam na convenção do partido. Não me sinto enfraquecido nem fortalecido - disse Temer.

Sobre o encontro de Lula com Geddel, afirmou:

- O presidente conversa com quem quiser. É da natureza da atividade política que converse com muita gente.