Título: Um ministro dos Portos para agradar ao PSB
Autor: Franco,Ilimar e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 12

Apesar de o primeiro escalão já ter 34 integrantes, Lula planeja criar mais um cargo para contemplar todos os partidos.

BRASÍLIA. Para fechar a equação da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda a possibilidade de criar uma nova pasta, a Secretaria de Portos e Aeroportos. Se puser essa idéia em prática, Lula estará "inflando" seu Ministério. Hoje são 34 ministros, incluindo aqueles secretários especiais que têm status de ministro e ainda o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A criação da Secretaria de Portos e Aeroportos, com status de ministério, seria uma forma de Lula acomodar o PSB, que perdeu o Ministério da Integração Nacional para o PMDB do deputado Geddel Vieira Lima.

Junta-se à equação política a insatisfação do presidente, que tem reclamando da atuação nas áreas de portos e aeroportos. A criação da pasta de Portos e Aeroportos foi sugerida pelo governador Eduardo Campos (PE) ao presidente Lula na segunda-feira. Campos argumentou que as duas áreas eram tratadas de forma negligente pelos ministérios dos Transportes e Defesa, respectivamente, e que desta forma o PSB seria compensado pela perda da pasta da Integração Regional. O presidente ainda não bateu o martelo, mas a idéia conta com a simpatia da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O indicado para o cargo foi o atual líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), que já foi secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul e que perdeu o cargo com a escolha do deputado José Múcio (PTB-PE) para a liderança do governo na Câmara. O PSB vai manter a pasta de Ciência e Tecnologia com o ministro Sérgio Rezende, mas considera que deveria ter um espaço maior em função de ter eleito três governadores.

O PSB sugeriu a Lula que a Infraero seja transferida para a nova pasta, já que hoje ela pertence ao Ministério da Defesa, embora tenha assuntos ligados aos Transportes, por exemplo.

- Claro que quem decide é o presidente. Achamos que seria importante dar uma atenção maior a essa área, já que se viu o caos nos aeroportos - disse o líder do PSB na Câmara, deputado Márcio França (SP).

Pasta da Agricultura poderá ser oferecida ao PTB

Lula tem 34 ministérios, incluindo as secretarias especiais, contra 22 no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e 30, em seu segundo. O presidente Lula sempre fala em enxugar a máquina, mas, nas negociações sobre mudanças na equipe, acaba desistindo da idéia em nome de acomodações políticas.

Com o anúncio do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, de que o PMDB da Câmara terá apenas um ministério, a pasta da Agricultura poderá ser oferecida ao PTB ou poderá ser mantido o atual ministro Guedes Pinto, que tem o apoio declarado do governador Blairo Maggi (MT). O PTB indicou o deputado ruralista Nelson Marchezelli (SP) para a Agricultura, mas o nome não foi bem recebido no Planalto. Assessores de Lula acreditam que, com o apoio de Blaggi, o técnico Guedes pode ficar.