Título: Jeb Bush defende o fim da taxação
Autor: Passo, José Meirelles e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 13

"Prefiro importar etanol do Brasil a importar petróleo da Venezuela"

SÃO PAULO. O ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do presidente americano, George W. Bush, defende que os Estados Unidos priorizem a importação do etanol produzido no Brasil e se diz completamente favorável à eliminação da tarifa imposta pelos Estados Unidos ao produto brasileiro. Numa defesa ao comércio bilateral entre os dois países, ele afirmou ser preferível importar etanol do Brasil a petróleo da Venezuela, reforçando a divergência política com o governo Hugo Chávez.

"Prefiro, com todo o respeito por qualquer pessoa que possa se sentir ofendida por isso, importar etanol do Brasil a importar petróleo da Venezuela. Não vamos eliminar a dependência americana do petróleo, mas certamente podemos reduzi-la" disse Jeb, em entrevista à revista "Update", editada pela Câmara Americana de Comércio e distribuída ontem aos assinantes.

"Essa tarifa atrasa o processo e inibe a inovação"

Sobre a cobrança da taxa de US$0,54 por galão importado do Brasil, Jeb argumenta que o objetivo de expandir a produção e o consumo do produto deve levar os Estados Unidos a eliminar a tarifa, gradativamente.

"Essa tarifa é algo artificial, que atrasa o processo e inibe a inovação. Ela cria mercados protegidos e isso gera complacência", diz o ex-governador, que viria ao Brasil este mês, mas, por causa da visita do irmão, preferiu adiar a viagem.

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, negou ontem que as divergências sobre a cobrança de taxas de importação possam prejudicar o encontro de Lula e Bush.

- Certamente a manutenção das tarifas não inviabiliza (o sucesso do encontro dos presidentes de Brasil e EUA). Essa tarifa extra de exportação tinha data para terminar e foi prorrogada por dois anos, como uma forma de protecionismo dado para a indústria local realizar os investimentos necessários - afirmou Furlan, em São Paulo.