Título: Empresários esperam aumento de exportações
Autor: Passo, José Meirelles e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 13

Comércio entre os dois países não cresce

SÃO PAULO. Os sete mil empresários que têm negócios com os Estados Unidos e são filiados à Câmara Americana de Comércio (Amcham), com sede em São Paulo, esperam que a reunião do presidente George W. Bush com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, em São Paulo, sirva para descongestionar as relações comerciais entre os dois países e, com isso, as exportações brasileiras para os Estados Unidos possam crescer. Afinal, o volume de exportações brasileiras para os EUA, em torno de U$26 bilhões, é o mesmo dos últimos dez anos.

Segundo o presidente da Amcham e da indústria de produtos eletro-eletrônicos GE no Brasil, Alexandre Silva, os negócios com outras regiões, como Europa, China e Japão, cresceram mais, enquanto o comércio com os EUA não.

- Como os EUA importam US$2 trilhões por ano, o Brasil representa só 1,5% desse volume. Com um pouco de esforço diplomático e relacionamento comercial bilateral, poderíamos estar exportando muito mais para lá. Por isso, entendemos que as visitas de Bush ao Brasil e de Lula aos Estados Unidos no fim de março poderão fazer deslanchar os negócios - disse Alexandre Silva.