Título: Brasil e EUA podem ter parceria no turismo
Autor: Passo, José Meirelles e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 13

BRASÍLIA. O esboço da declaração que será assinada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, durante o encontro em São Paulo, prevê uma parceria entre Brasil e Estados Unidos no turismo. Segundo o subsecretário para Assuntos Políticos do Itamaraty, Everton Vargas, espera-se que Lula e Bush tomem uma decisão política a respeito do tema, para que governos e empresários dos dois países trabalhem no sentido de aumentar o número de vôos e de investimentos no setor.

Segundo ele, os EUA são, depois da Argentina, o segundo maior emissor de turistas para o Brasil. Dados da Embratur mostram que visitaram o país em 2005 cerca de 800 mil americanos, divididos em turismo de negócios - com São Paulo como destino principal - e de lazer, com grande preferência pelo Rio. No mesmo ano, os brasileiros que visitaram os EUA somaram em torno de 800 mil.

- O crescimento do número de turistas dos EUA para o Brasil é constante, em torno de 5% a 6% ao ano - reforçou o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Salles Lopes.