Título: Bush vem de olho no etanol, Chávez e sua imagem
Autor: Passo, José Meirelles e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 07/03/2007, O País, p. 13

Ao decidir visitar América Latina, presidente teria exigido incluir Brasil como primeira parada

Esquema de segurança trouxe dos Estados Unidos até cães, que estão "hospedados" em hotel de luxo em SP

José Meirelles Passos, Flávio Freire e Soraya Aggege

WASHINGTON e SÃO PAULO. O presidente George W. Bush embarca amanhã para uma visita à América Latina - sua primeira parada será em São Paulo - forçado pela percepção de que a região está frustrada por ainda não ter visto benefícios prometidos pela abertura de seus mercados, que fora sugerida e, algumas vezes, impingida pela Casa Branca e também pelo Fundo Monetário Internacional.

A repentina decisão de viajar aconteceu depois de Bush ter sido alertado por assessores, e inclusive pelo Conselho de Segurança Nacional, de que desde a Segunda Guerra Mundial nunca se viu um grau tão grande de desconfiança em relação aos EUA no hemisfério, e uma forte rejeição à sua postura no mundo, como agora, segundo fontes da Casa Branca.

A impetuosidade do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cativando países mais necessitados com seus petrodólares, foi fator determinante para que se marcasse a visita de Bush.

- Assim que ele se convenceu de que era necessário fazer essa viagem o quanto antes, o presidente foi enfático num ponto: "Seja qual for o roteiro, tenho que passar pelo Brasil, mesmo que seja por algumas horas" - contou fonte da Casa Branca.

Esse desejo teria sido inspirado por seu irmão Jeb, ex-governador da Flórida, que vem se dedicando à campanha de aumentar a produção e o consumo de etanol nos Estados Unidos. O Conselho de Segurança Nacional (CSN) endossou a iniciativa.

Em São Paulo, os equipamentos de segurança continuam chegando. Ontem passou pelo Rio e desembarcou em São Paulo o avião-cargueiro Galaxy, do governo americano, que trouxe os helicópteros que serão usados por Bush e sua comitiva.

Desde o início da semana, três cachorros da raça pastor alemão, treinados para farejar bombas e explosivos, recebem tratamento especial da segurança de Bush. Os cães estão hospedados no luxuoso Hotel Marriott. Para acomodar os animais, o hotel improvisou uma espécie de suíte, na garagem subterrânea, e instalou ar-refrigerado.