Título: Pensador deixa livro inédito
Autor:
Fonte: O Globo, 07/03/2007, Rio, p. 21

Candido Mendes fala da luta do filósofo contra o câncer.

O professor Candido Mendes, membro da Academia Brasileira de Letras e secretário-geral da Academia da Latinidade ¿ da qual Jean Baudrillard fazia parte desde sua fundação, em 1999 ¿ esteve com o filósofo há duas semanas em Paris e lembra que ele lutou para não perder a consciência até os últimos dias. Apesar do câncer que o debilitava há dois anos, Baudrillard, que visitou o Brasil pela última vez em 2003, conseguiu forças para terminar um livro que será publicado em breve na França e, segundo Candido, tem como título, numa tradução livre, ¿Afinal de contas, tudo não desapareceu¿.

¿ É uma mensagem de otimismo e ao mesmo tempo bastante rigorosa sobre a visão desse mundo pós-11 de Setembro ¿ conta Candido, lembrando que outra preocupação recente do filósofo era finalizar o texto para o próximo encontro da Academia da Latinidade, que acontecerá em Amã, na Jordânia, dia 14 de abril.

Candido conta que a reflexão do filósofo sobre a tendência do Ocidente de fetichizar sua própria visão de mundo levou-o a trabalhar incessantemente, ao lado de outros pensadores como o compatriota Alain Touraine e o italiano Gianni Vattimo, pela noção de latinidade como uma opção à hegemonia ocidental.

¿ No fundo o que ele acompanha é um curso do Ocidente no qual a própria consciência torna-se prisioneira da sua objetivação. Baudrillard sempre esteve muito atento, assim como Habermas e Derrida, à questão da consciência que se reifica e perde a visão.