Título: Acordo entre Brasil e EUA deve garantir visto de dez anos
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 08/03/2007, O País, p. 5

Medidas de redução da burocracia para se conseguir o documento valerão para os dois países.

SÃO PAULO. A pedido do governo americano, Brasil e Estados Unidos costuram acordo para dobrar o tempo de vigência do visto para turistas e empresários dos dois países. A idéia é que o prazo de permanência volte a ser de dez anos, e não de cinco, como acontece desde o início da década. O argumento dos departamentos de Estado e de Comércio dos EUA é de que, quanto mais difícil o ingresso de pessoas, menor a possibilidade de negócios e investimentos.

O novo acordo, que deverá ser assinado nas próximas semanas, é resultado da última visita ao Brasil do presidente americano, George W. Bush, em novembro de 2005. Desde então, foi criado o comitê consultivo bilateral, com o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e o secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez.

Segundo o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Edson Lupatini, os termos já estão fechados. O texto, elaborado em conjunto pelos ministérios do Desenvolvimento e do Turismo, foi encaminhado ao Itamaraty. Ele acrescentou que a flexibilização - que incluiria a redução da burocracia para a retirada dos vistos - será recíproca para os dois países.