Título: Em visita ao Paraná, presidente alemão diz querer estreitar laços com o Brasil
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 08/03/2007, O País, p. 12

Horst Köhler vai a Foz do Iguaçu e afirma que país é uma força no mundo.

FOZ DO IGUAÇU. Ao chegar ontem ao Paraná, Horst Köhler, presidente da Alemanha, principal parceiro comercial do Brasil na Europa, afirmou que a intenção de seu país é estreitar ainda mais as relações bilaterais. A declaração foi feita pelo chefe de Estado alemão durante a visita oficial iniciada ontem por Foz do Iguaçu e que prosseguirá hoje, em São Paulo, com vários encontros com empresários brasileiros.

- O Brasil é um país muito importante, emergente, uma força no mundo. Precisamos construir uma globalização justa e devemos ouvir os brasileiros - disse Köhler, ao chegar a Foz do Iguaçu.

O estímulo às condições favoráveis de comércio internacional entre o Mercosul e a União Européia, observou o assessor de imprensa da Embaixada da Alemanha no Brasil, Jens Wagner, seria um dos caminhos para o combate à pobreza e à criminalidade," fatores diretamente ligados ao terrorismo".

- O desenvolvimento social e econômico, através da integração e reforço dos blocos, é a melhor estratégia contra esta ameaça internacional - disse o porta-voz de Köhler.

Os doze dias da viagem do presidente alemão pela América Latina, que começou no domingo, incluíram encontros no Paraguai, cuja visita foi encerrada ontem, e na Colômbia, a partir de quarta-feira.

A passagem por Foz do Iguaçu teria sido motivada, segundo o porta-voz de Köhler, pelos dois principais atrativos turísticos da tríplice fronteira: o Parque Nacional do Iguaçu - que abriga as famosas cataratas - e a Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.