Título: Produtores de etanol pedirão cotas sem taxa
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 08/03/2007, O País, p. 13

Fiesp tentará apoio do governo Bush para acordo global de redução de barreiras comerciais.

Empresários brasileiros pedirão a representante comercial americana tarifa zero em parte do volume exportado.

SÃO PAULO. A representante comercial dos Estados Unidos, Susan Schwab, que chega hoje ao país na comitiva do presidente George W. Bush, terá reuniões com empresários e com o chanceler Celso Amorim. Na agenda, temas delicados como as concessões que os setores industriais dos dois países podem fazer para ajudar a destravar as negociações da Rodada de Doha, no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC), e mecanismos que permitam aos produtores brasileiros de etanol vender cotas do produto ao mercado americano livres da tarifa (R$0,30 por litro).

- Não vamos pedir o fim da tarifa, pois essa hipótese é nula. Mas é possível discutir formas de organizar o mercado americano para permitir que outros países, além dos situados no Caribe, possam vender etanol aos EUA com tarifa zero - afirma o diretor do Departamento de Comércio Exterior da Federação das Indústrias dos Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Gianetti da Fonseca, que participará de reunião com a representante americana amanhã.

Gianetti não vê possibilidade de o governo Bush "trair o setor" - com mais de 300 mil produtores de milho, cem de etanol e 70 novos empreendedores entrando no negócio nos EUA - derrubando as barreiras ao álcool brasileiro, muito mais barato.

- Não temos álcool para cobrir todo o déficit americano (três bilhões de litros em 2006), mas uma cota de 20%, com tarifa zero, sim - diz.

A proposta é interessante para os americanos, segundo ele, pois eliminaria o risco de desabastecimento de etanol naquele mercado e contribuiria para dar maior estabilidade ao setor. A Fiesp quer também o apoio de Bush para negociar diretamente com as indústrias americanas e definir os limites das concessões que cada setor pode fazer para viabilizar um acordo global de redução de barreiras comerciais no âmbito da OMC.