Título: Meirelles antecipa saída de Bevilaqua
Autor: Duarte, Patricia e Eloy, Patricia
Fonte: O Globo, 08/03/2007, Economia, p. 41

Diretor não participa do segundo dia de reuniões, quando se decidiu a taxa.

BRASÍLIA. Numa manobra que surpreendeu o mercado, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, decidiu antecipar a saída do ex-diretor de Política Econômica Afonso Bevilaqua. A exoneração foi publicada no Diário Oficial (DO) de ontem e acabou gerando um fato inédito: pela primeira vez na história, um diretor da autoridade monetária participa do primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e não comparece na segunda, quando se decide de fato a taxa básica de juros do país.

A demissão de Bevilaqua, que era muito criticado por parte do mercado e do próprio governo pelo seu conservadorismo, foi anunciada na semana passada, mas não havia ficado claro quando ele deixaria de fato o BC. Na ocasião, o próprio Meirelles chegou a dizer que o diretor, "em princípio", deveria participar da reunião do Copom, que terminou ontem com a decisão de cortar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 12,75% ao ano. O presidente do BC, também na ocasião, negou que a saída de Bevilaqua tenha sido motivada por pressão política, sobretudo de parte do PT.

Na última segunda-feira, no entanto, o presidente do BC decidiu que a saída de Bevilaqua deveria ser imediata. O objetivo era tirar qualquer dúvida que pudesse ter ficado no mercado. Na quinta-feira, quando foi anunciada a demissão do diretor, não havia ficado definido quanto tempo levaria a transmissão do cargo e se o substituto, o diretor de Estudos Especiais, Mário Mesquita, ficaria interinamente no posto.

Para o mercado financeiro, o fato de Bevilaqua ter participado do primeiro dia do encontro do Copom, mas não do segundo, foi uma surpresa. O BC explica que o ex-diretor estava no Copom na terça-feira porque a sua exoneração ainda não havia sido publicada e, portanto, ele ainda era o titular da pasta.

- É esquisito isso. Participar da primeira parte da reunião do Copom e não estar na segunda. Nunca vi isso - afirmou um economista de uma grande corretora.

Com a exoneração oficial de Bevilaqua, Mesquita assume efetivamente a diretoria de Política Econômica, acumulando as duas funções.