Título: Ipea revisa projeção de PIB para 3,7%, abaixo da expectativa de Lula
Autor: Duarte, Patricia e Eloy, Patricia
Fonte: O Globo, 08/03/2007, Economia, p. 41

Ministro prevê taxa acima de 4%, mas não quer brigar com instituto.

RIO e BRASÍLIA. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento, revisou ligeiramente a projeção para o crescimento da economia este ano. Em dezembro, previa expansão do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos em um ano) de 3,6%. Ontem, anunciou estimativa de 3,7%. A taxa é bem inferior aos 4,5% previstos pelo presidente Lula ao anunciar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em janeiro.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que continua apostando em crescimento superior a 4%.

- Vamos ter um crescimento superior a 4%, mas eu não vou ficar brigando com as projeções do Ipea, que é um órgão do Ministério do Planejamento. Seria um desastre dizer que o Ipea está errado.

O componente do PIB que sofreu a maior revisão foi o investimento. Em 2006, o Ipea esperava expansão de 7,4%. Três meses depois, 8%:

- O anúncio do PAC, a continuidade da queda dos juros (a taxa Selic ontem baixou de 13% para 12,75% ao ano) e a alta do investimento em janeiro nos levaram a fazer a revisão - explicou Fabio Giambiagi, do Ipea.

O Ipea também estimou a expansão da economia nos próximos anos até 2010. Nos cálculos, a alta do PIB não chegaria a 5% nesta década, conforme previsão do PAC Mas, o otimismo impera. A taxa de investimento sobre o PIB subiria para 24% em 2010:

- Teremos um país diferente do que estamos acostumados. Seremos credores do resto do mundo, com inflação estável e juros reais de 6%.