Título: Brigada contra ataques químicos e nucleares é mobilizada
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2007, O País, p. 5

Membros de tropas de elite do Exército estão de prontidão para agir durante passagem de Bush.

SÃO PAULO. O Exército brasileiro mobilizou uma unidade especializada em defesa contra ataques químicos e nucleares para participar da operação de proteção à comitiva do presidente George W. Bush. Membros de três das quatro Forças de Ação Rápida - unidades de elite do Exército - estão mobilizados para agir em caso de alguma emergência.

A Companhia de Defesa Química Biológica e Nuclear foi deslocada da Brigada de Operações Especiais de Goiás e está de prontidão em São Paulo.

Os militares dessa unidade usam trajes de proteção contra ataques químicos e equipamentos para descontaminar áreas atingidas por armamentos químicos. A unidade pode ser mobilizada em ataques com gás contra a comitiva presidencial.

Estão de prontidão na capital integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel e do Comando de Aviação do Exército. As Forças de Ação Rápida do Exército são as tropas com melhores níveis de treinamento e recursos, veteranas da missão de paz no Haiti. Num conflito internacional, seriam elas as primeiras a entrar em combate.

Desde ontem, o Exército ocupou 35 pontos de segurança estáticos. Canhões antiaéreos de 40 milímetros foram levados para área próxima ao aeroporto de Guarulhos.