Título: Fora do hotel, só visita a terminal da Petrobras
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 09/03/2007, O País, p. 10

Bush vai ver mostra sobre produção de álcool combustível

SÃO PAULO. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente George W. Bush visita hoje cedo um terminal da Petrobras Distribuidora, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. Pela programação conhecida até ontem à noite, esse deverá ser o único compromisso do presidente americano fora do hotel onde está hospedado com toda sua comitiva, o Hilton, na Zona Sul da capital.

Bush vai percorrer uma exposição sobre o processo de produção de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar. Parte do material que compõe a exposição, entre fotos e maquetes, foi fornecida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa os produtores do centro-sul do país. O presidente americano também deve vistoriar quatro modelos movidos pelo combustível: um Vectra e uma picape S10, ambos fabricados pela General Motors, e um Fiesta e um Eco Sport, da Ford.

Um forte esquema de segurança começou a ser montado no local ainda na tarde de ontem, com a participação de soldados do Exército, com o objetivo de impedir a aproximação de manifestantes. Os funcionários do turno da manhã do terminal (que emprega cerca de 300 pessoas) deverão ser dispensados do trabalho. Ainda assim, o Sindicato Unificado de Petroleiros de São Paulo, ligado à CUT, prometeu uma "surpresa" para recepcionar o presidente americano.

- Tudo pode acontecer - afirmou o diretor da executiva nacional da CUT e membro da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Antônio Carlos Spis: - Queremos criar um fato para mostrar que Bush não é bem-vindo aqui no Brasil. Ele é o maior terrorista e assassino do mundo.

A expectativa é que a visita de Bush marque o início de uma aliança entre Brasil e EUA - responsáveis pela produção de mais de 70% do etanol no mundo - para incentivar o uso do álcool combustível. Os produtores brasileiros são mais eficientes na produção: sem subsídios, precisam investir US$0,28 para produzir um litro de etanol. Mas falta capital para a ampliação das usinas, recursos que poderiam vir de parceiros americanos.

Já o presidente Bush lançou no início do ano um projeto para substituir até 20% do consumo de gasolina por álcool até 2017. Os produtores americanos, que usam o milho como matéria-prima, têm de desembolsar até US$0,45 para produzir um litro do combustível. Contam ainda com proteção contra o álcool importado do Brasil.

Apesar dos pedidos já feitos pelo Brasil, essa sobretaxa não deverá ser retirada. O governo americano argumenta que a decisão tem de ser aprovada pelo Congresso do país, onde enfrenta resistências.