Título: Desaprovação de latino-americanos
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2007, O País, p. 12

Política dos EUA para região é "pobre" ou "regular" para 86%.

WASHINGTON. A maioria dos latino-americanos desaprova a política dos EUA para a região e o mundo, revelou uma pesquisa divulgada ontem pela Zogby Internacional. Para 86% dos entrevistados, é "pobre" ou "regular" o manejo das relações dos EUA com a América Latina e o mundo, enquanto apenas 13% o classificaram de positivo. Essa percepção (regular ou pobre) foi maior em Chile, onde houve 95% de desaprovação; México, 86%; e Colômbia, 78%.

Na Venezuela, 88% dos entrevistados classificaram de "negativa" a política dos EUA para a América Latina, enquanto no Peru o índice foi de 79%. Em Argentina e Brasil, os percentuais de "regular" ou "pobre" ficaram em 95% e 83%, respectivamente.

Essa visão negativa se estende também ao presidente George W. Bush, pois 81% dos entrevistados lhe deram classificações ruins. No México, esse índice chegou a 96%.

Somente 33% dos latino-americanos têm percepção favorável do governo americano, enquanto 45% pensam o contrário. A pesquisa foi realizada de 10 de novembro a 11 de dezembro do ano passado em Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Venezuela.