Título: Colômbia afirma que Farc planejavam ataque para sabotar a visita de Bus
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2007, O País, p. 12

Polícia Nacional diz ter interceptado comunicações entre guerrilheiros.

BOGOTÁ. O maior grupo guerrilheiro da Colômbia planeja executar ataques em Bogotá durante a visita do presidente George W. Bush. Segundo o diretor da Polícia Nacional, general Jorge Daniel Castro, os serviços de inteligência interceptaram comunicações entre líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre ações para sabotar a visita. A polícia acredita que os ataques poderiam incluir o uso de explosivos. Ruas foram fechadas na capital, que enfrentou seu segundo dia de protestos contra a visita do presidente americano.

Bush chega a Bogotá domingo para se reunir com o presidente Alvaro Uribe. Desde 2000, o país já recebeu mais de US$4 bilhões dos Estados Unidos, a maior parte para o combate à guerrilha e ao narcotráfico. Além disso, o presidente colombiano apóia a política dos EUA de livre comércio para a região.

- Ouvimos algumas comunicações, ordens desses criminosos para que sejam realizados atos de desordem pública, e todos sabemos que seriam atos de terrorismo - disse o general.

As autoridades determinaram uma série de restrições durante a visita, limitando a circulação por algumas das principais ruas de Bogotá, organizando blitz e registros de veículos e a revista de passageiros em ônibus.

Mais de 20 mil homens para garantir segurança na cidade

Esta é a segunda vez que Bush vai ao país e deve ficar apenas sete horas. Cerca de sete mil homens da Polícia Nacional vão reforçar a segurança do presidente americano, juntando-se aos mais de 14 mil policiais de Bogotá - força que o general Castro considera suficiente para deter as Farc, que há quatro décadas combatem o governo.

- É natural que (as Farc) tentem algo - disse Pablo Casas, analista do centro de estudos Segurança e Democracia. - Isso jogaria os holofotes sobre os guerrilheiros.

Segundo fontes em Washington, o governo Bush estaria cada vez mais inclinado a tentar um arriscado resgate de três americanos seqüestrados há quatro anos pelas Farc.

Aumentando a tensão, centenas de estudantes das universidades Nacional, de Bogotá, e da Antioquia (em Medellín) protestaram novamente contra a visita de Bush. Na capital, a polícia esvaziou prédios da Universidade Nacional, após choque entre 200 manifestantes e a polícia. Foram usadas bombas artesanais, e o batalhão de choque foi chamado. Os policiais responderam com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água.

- Fora Bush. Abaixo o TLC (Tratado de Livre Comércio) - gritavam os manifestantes.