Título: Lula: Um novo momento para a Humanidade
Autor:
Fonte: O Globo, 10/03/2007, O País, p. 3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o memorando de cooperação tecnológica assinado pelo Brasil e pelos Estados Unidos para a produção de álcool combustível pode mudar o mercado automobilístico e energético no mundo. Por isso mesmo, ele defendeu que os dois países expandam essa parceria para outros países, "sobretudo na América do Sul, Central, no Caribe e África".

- Eu penso que essa parceria entre Estados Unidos e Brasil pode significar, definitivamente, a partir do dia de hoje (ontem), um novo momento da indústria automobilística no mundo, um novo momento dos combustíveis no mundo e, eu diria, possivelmente um novo momento para a Humanidade - discursou ele, durante visita, pela manhã, a um terminal da Transpetro, uma subsidiária da Petrobras instalada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Lula acrescentou que o biocombustível será "uma contribuição inestimável para a geração de renda, para a inclusão social e para a redução da pobreza em muitos países pobres do mundo".

- O Brasil e os Estados Unidos devem formar alianças com terceiros países para diversificar globalmente a produção de biocombustíveis. Para isso, é preciso criar as bases para um mercado mundial de biocombustíveis. Temos uma responsabilidade e um desafio muito especial - afirmou ele, que estava ao lado do presidente americano, George W. Bush.

Lula lembrou que o acordo entre os dois países começou a ser costurado ainda em 2005, durante a visita anterior de Bush ao Brasil.

- É importante lembrar que, quando o presidente Bush foi a Brasília, eu tinha uma obsessão pelos biocombustíveis, e quase que ele não consegue almoçar de tanto que eu falei de biocombustível - brincou Lula, para acrescentar em seguida: - Eu penso que foi importante porque nem sempre o mundo está preparado e apto para mudanças importantes, se não houver incansáveis debates até as pessoas se convencerem de que o planeta Terra precisa ser despoluído.

Segundo o presidente brasileiro, a cooperação entre os dois países - que detêm 72% da produção mundial de etanol - "criará oportunidades em escala mundial" e que "o mundo não consegue avançar se as pessoas não se derem conta de que o futuro está em nossas mãos".

- Tenho sido, como todo mundo sabe, quase de uma forma doentia, defensor das fontes renováveis de combustíveis. Vejo, portanto, com enorme satisfação, uma crescente consciência na comunidade internacional de que é preciso superar a dependência dos combustíveis fósseis. No momento em que somos chamados a agir com urgência para enfrentar o aquecimento global, tudo o que fizermos para reduzir as emissões de gases poluentes será um ganho. (Aguinaldo Novo)