Título: Mistura de marketing e caldo de cana
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 10/03/2007, O País, p. 4

Informais, Bush e Lula usam capacete da Petrobras e dispensam gravata.

SÃO PAULO. Um George W. Bush bem-humorado e informal - só de camisa azul, sem gravata e paletó, e com um capacete branco da Petrobras na cabeça - apareceu ontem cedo durante visita ao terminal de armazenamento e distribuição de combustíveis da Transpetro, subsidiária da Petrobras, em Guarulhos. Acompanhado do presidente Lula, que também deixou a gravata de lado, mas compôs o figurino com uma jaqueta bege com o brasão da República, Bush ouviu uma exposição sobre o processo de fabricação do álcool combustível a partir da cana-de-açúcar.

Ao examinar alguns tubos contendo combustível, Bush foi instado por Lula a cheirar o conteúdo de um deles. Era biodiesel. Um jornalista quis saber a opinião do presidente americano.

- Not so bad (não tão ruim) - disse.

A apresentação, que teve direito a caldo de cana, foi dividida em duas partes. A primeira aconteceu sob uma tenda branca refrigerada, que protegeu os dois presidentes do forte calor. Cerca de 20 pessoas participaram da conversa. Segundo relato de um deles, Bush fez perguntas sobre a evolução recente do mercado no Brasil e como é a formação de preços do etanol. Também quis detalhes sobre a produtividade dos produtores brasileiros.

Na parte seguinte, já fora da tenda, Bush e Lula vistoriaram cestas com produtos a partir dos quais é possível fabricar combustível, como mamona e soja, além de pedaços de cana-de-açúcar, e uma maquete de uma refinaria. Dois carros equipados com motor flex, fabricados pelas americanas General Motors e Ford, também estavam estacionados no local. Inicialmente, o cerimonial previa a simulação de abastecimento dos carros, mas isso foi vetado pela segurança de Bush.

Do lado de fora do terminal da Petrobras, bem em frente ao portal principal, cerca de 20 petroleiros organizaram uma manifestação contra a presença de Bush. Eles levaram ao ar um balão com cerca de três metros de diâmetro com os dizeres "Fora Bush" em português e inglês. Eles não foram incomodados pela forte segurança, que incluiu, além de agentes americanos e da Polícia Federal brasileira, soldados do Exército e três helicópteros.