Título: Na Argentina, Chávez ironiza Lula e Tabaré
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 10/03/2007, O País, p. 14

Diante de 40 mil pessoas, presidente venezuelano chama Bush de cadáver político, e oposição critica Kirchner.

BUENOS AIRES. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aproveitou a participação no ato em repúdio à viagem do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ontem à noite no estádio Ferrocarril Oeste, em Buenos Aires, para enviar um irônico recado aos governos de Brasil e Uruguai. Em meio a especulações sobre o verdadeiro objetivo de Chávez e do presidente argentino, Néstor Kirchner, que ontem assinaram 11 acordos de cooperação econômica, o líder bolivariano assegurou que a simultaneidade de sua visita com a de Bush foi mera coincidência.

- Tenho certeza de que nossos amigos em Brasília e Montevidéu não se sentiram ofendidos, não queremos ofender nossos irmãos. Reconhecemos a soberania desses governos irmãos para convidar o cavalheirinho do Norte. Mas não é necessário que Kirchner e eu planejemos nada, porque estamos em presença de um verdadeiro cadáver político - assegurou o presidente venezuelano, que falou por mais de duas horas diante de uma platéia de 40 mil pessoas, convocadas por movimentos sociais, entre eles as Mães da Praça de Maio.

Protestos nas embaixadas dos EUA e do Uruguai

Vestindo um casaco vermelho e acompanhado por sua filha e sua neta, Chávez atacou duramente Bush, reforçando o clima antiamericano que predominou durante todo o dia na capital argentina. Grupos esquerdistas organizaram protestos em frente às embaixadas dos EUA e do Uruguai e da Câmara de Comércio Americana.

- O cavalheiro imperial teve atrevimento de comparar Simon Bolívar com George Washington. No cúmulo do ridículo, disse que hoje todos somos filhos de Washington e de Bolívar. Ele se considera um filho de Bolívar, mas ele é um filho da... bom, essa palavra eu não posso dizer - alfinetou o venezuelano.

Chávez afirmou que o presidente dos EUA está louco e reiterou que Bush é o governante com mais baixo nível de popularidade de seu país.

- Parece que ele (Bush) tem taquicardia quando falam em Chávez, não se atreve a falar meu nome - declarou.

O presidente argentino recebeu uma enxurrada de críticas pelo protagonismo cedido a Chávez em Buenos Aires.

- Não me parece bonito darmos tanto espaço a um líder que não é bem visto no resto do mundo - disse o deputado Mauricio Macri, principal líder da centro-direita argentina.

Antes mesmo de Bush chegar ontem, às 21h30m, ao Uruguai, seis mil manifestantes foram às ruas de Montevidéu protestar. Apesar das fortes medidas de segurança, duas lanchonetes do McDonald"s e um prédio da Igreja Universal foram atacados a pedras. Bush se reúne hoje com o presidente Tabaré Vázquez para discutir questões de patentes, mas o governo uruguaio deverá pedir aos EUA a abertura de seu mercado para a produção têxtil, carne e outros produtos.

Mesmo blindada com 22 mil policiais e militares para receber Bush, amanhã, a Colômbia teve um quadro do palácio presidencial roubado na quinta-feira à noite.