Título: Maluf: PSOL pedirá processo na Câmara
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 10/03/2007, O País, p. 16

BRASÍLIA. A decisão da Justiça americana de indiciar e pedir a prisão do deputado Paulo Maluf (PP-SP), acusado de enviar US$11,6 milhões para uma conta secreta em Nova York, pode levá-lo a responder processo por quebra de decoro na Câmara. O PSOL decidiu representar contra Maluf no Conselho de Ética e vai apenas aguardar o envio de documentos dos EUA para pedir a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. O líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), disse que Maluf omitiu de forma intencional informação relevante na declaração de bens apresentada ao Congresso.

- A Casa tem obrigação de verificar se todos têm agido com transparência e verdade, sobretudo quando um parlamentar, em pleno exercício de mandato, sofre 17 acusações, é indiciado e tem até pedido de prisão emitido - disse Alencar.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar prevê ser passível de perda de mandato o deputado que negar essas informações ou prestar informações falsas. Procurado, Maluf informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre a decisão do PSOL.